sábado, 23 de agosto de 2008

Engenheirices II - O MASP e a pilha de livros na horizontal



Pouca gente sabe, mas o MASP, na avenida paulista, possui um dos maiores vãos de estrutura sustentada por concreto protendido do mundo: 74 metros, de pilar a pilar.

Mas antes de falar do concreto protendido que sustenta o vão do MASP, temos que falar do concreto armado. Qual o princípio do concreto armado?

Primeiro vejamos o que aconteceria se uma viga, sustentada por dois pilares, fosse feita somente de concreto.

Na imagem superior, temos uma concepção simplificada da viga e dos dois pilares, sem nenhuma deformação. Na figura seguinte, podemos ver como fica a estrutura (com dimensões exageradas e totalmente fora de escala), quando se considera o peso dela mesma (e eventualmente o peso de sua destinação). Essa deformação é intuitiva – quanto mais próximo do centro, maior ela será.

Se pararmos para pensar, a parte de baixo da viga agora está mais alongada do que originalmente, enquanto a parte de cima está menos alongada. A parte de baixo foi “esticada”, enquanto a parte de cima foi “apertada” – isso nada mais é do que tração e compressão, respectivamente! Ou seja, os esforços sobre a viga produziram esse efeito interessante de curvatura.

Para a parte superior dessa viga não há problema, mas a parte inferior vai rachar transversalmente – o concreto não responde bem à tração. O que é feito para conter isso, então? Simples: colocar uma armação – a chamada armadura – de aço na parte inferior da viga antes de concretar a mesma. Tem-se então a viga de concreto armado.

O aço, que resiste à tração, dará conta das forças no que se chama de fibras inferiores da viga.

Agora, a arquitetura do MASP foi concebida com um vão muito grande, um recorde mundial, como já foi dito acima. Os grossos pilares da estrutura sustentam o seu peso, uma força na vertical, facilmente, mas não é aí que está o problema. O problema está no centro da laje, que romperia se fosse apenas de concreto. Mesmo se fosse de concreto armado, o aço não agüentaria as forças de tração que seriam geradas nas fibras inferiores – ou então até agüentaria, mas a quantidade que seria usada numa estrutura de concreto armado para sustentar o MASP seria economicamente inviável, já que as barras são muito caras.

A solução mais lógica e moderna é o uso do concreto protendido. O princípio do concreto protendido é simples: ao invés de se colocar barras de aço, colocam-se cabos de aço previamente tracionados (“esticados”). A disposição dos cabos pode ser vista dentro da viga abaixo:

Os cabos tracionados “apertam” o concreto a partir das extremidades da viga (esse é apenas um dos métodos de protensão, os outros eu não vou explicar aqui por falta de tempo), deixando ele previamente comprimido – sem problemas, o concreto resiste bem à compressão. O peso próprio da viga, e a ação das cargas acidentais (as cargas que ocorrem de maneira variada ao longo do tempo: as pessoas que caminham sobre a estrutura, as obras de arte, etc) continuam executando suas forças de tração na parte inferior da viga da mesma maneira que explicado acima, para a viga de concreto armado; mas agora, temos as forças de compressão dos cabos de aço para equilibrá-las. Com tração e compressão se opondo nas fibras inferiores, chegamos à resultante das forças: zero.

Uma analogia simples para esse método genial, é o modo como é possível segurar uma grande pilha de livros na horizontal: se “apertarmos” eles com uma força suficiente com as mãos, estaremos fazendo o mesmo que os cabos de protensão fixados nas extremidades das vigas, e os livros não cairão.

12 comentários:

dmariano disse...

Isso eu gostei..xD
Boa explicação..depois tenho que te mostrar um video, não que tenha muito a ver, é mais eletronica, mais é legal.

Nefelibata disse...

Vejo que fiz bem em não seguir na Engenharia.

Da "solução mais lógica" para frente, não entendi nada -.-

Mas não desista, Rabay!! \o/
(Nem eu!)

Rabay disse...

Ah mas o resto vc entendeu, já é mais do que suficiente! =)

O negócio da protensão é mais ou menos o seguinte:
1) Os cabos são esticados bastante, antes de serem presos a qualquer coisa;

2) Os cabos são, então, presos nas extremidades por uma espécie de sistema porca-parafuso(eles ficam "soltos" dentro de uma espécie de "duto" que é deixado dentro do concreto - mas como eles estão presos nas extremidades, eles transferem a força que foi usada para esticá-los para o concreto) - imagina como se fosse um elástico segurando os livros;

3) O peso próprio da viga e as cargas sobre ela vão causar forças de tração na parte inferior da viga, mas como agora já há forças de compressão nela, as forças se equilibram e não haverá ruptura.

Anônimo disse...

Que lindo, Rabay aceitou minha pauta!

Eu eu não entendi nada depois do último desenho, hahaha. Ficou tudo confuso pra mim.

De qualquer forma, é bom saber que o Masp não vai cair na minha cabeça quando eu estiver por perto. =)

Fabiana disse...

Minha mente fefelechiana viajada tem certas dificuldades para entender tal obra "de arte", mas como aluna de licenciatura posso dizer que você foi didático enquanto pôde, hahaha. Tive o mesmo problema que o Thiago e a Bibi, mas a analogia dos livros e sua explicação nos comentários ajudaram. :P

Bem bacana! :)

Anônimo disse...

boa explicaçao, só nao entendi uma coisa: onde estao realmente os cabos tracionados? pela logica deveriam estar "sob" o a caixa do masp, nao?

Anônimo disse...

Amigo,

Excelente esse seu post!!

XXX downloads disse...

gostei deste site lol nao gostei nao XD

Anônimo disse...

BOM D+
GOSTEI MT!!!
ESTOU FAZENDO ENG. CIVIL NA PUC-MG, NÃO FIZ CONCRETO ARMADO AINDA, MAS JÁ ENTENDI ESSE TIPO DE CONCRETO.
RODRIGO

Anônimo disse...

Simplismente exelente, mas a minha dúvida continua, como fazer uma viga de 14 metros vao livre, piláres e sapata respectivamente, sou pastor e estou construindo uma igreja Evangélica com 2 pisos em africa. Ajudem-me por favor com informaçoes.

Anônimo disse...

Estou construindo um salão de 10 por 5, ou seja, as vigas do centro do salão formarão um cruz cuja viga central terá 5 m e que a mesma sustentará a outra longitudinal de 10 metros. No andar de baixo será slão de jogos e no de cima um salão de vídeo e receberá pelo menos 60 pessoas em cima. Depois de consultar vários pedreiros práticos velhos e novos, estou consultando a Internet para descobrir as medidas dos vergalhões bem como as do concreto, mas ninguem fala de medidas, por isso continuo com duvidas. Armação: bitolas das barras e dos estribos, distancia, altura, largura, etc... Concreto: altura e espessura. Cada pedreiro me dá medidas diferentes, não existe consenso (só me falta entrar em contato com um amigo construtor, mas ele está em Copacabana fazendo uma obra). Gostei da idéia do concreto protendido mas como fixar o cabo de aço nas extremidades? Se temos que tesar o cabo, porque no desenho ele está com seio para baixo? Posso usar duas barras de vergalhão com seios para baixo?(é mais fácil fixar as extremidades). No lugar dessa viga central antes tinha uma viga de madeira 7 x 17... prendi dois vergalhões de 5/16 numa face e outra da viga e com o auxilio de um macaco de carro colocado entre a parte inferior da viga e os dois vergalhões em baixo do macaco, o abri até que todo o telhado de amianto subisse quase 10 cm, travando assim, não houve necessidade de uma coluna central e isso durou 4 anos até que resolvi construir esses dois andares para uma área de lazer. Quanto ao Pastor da África imagino a sua dificuldade com 14 metros, sendo a minha apenas 5 metros de vão. Já comprei 3 barras de vergalhão 1/2 Pol para a armação da viga e quanto aos cavaletes comprei 5/16 mas penso em colocar mais uma vara de 1/2 e em vez de 2 em baixo colocarei 3 de 1/2. Alguem mais experiente pode me aconselhar as melhores medidas ? Atenciosamente. apibosco@yahoo.com.br

Balbueno disse...

Achei o que estava procurando, muito bom, parabéns pelo site.