sábado, 10 de maio de 2008

Sobre o uso de dinossauros no campo de batalha (parte 2)

Saurópodes

O uso dos saurópodes no campo de batalha se justifica por dois motivos: a posição privilegiada que eles dão aos arqueiros e a invasão de fortalezas e áreas protegidas em geral.

No caso dos arqueiros, principalmente aqueles que usam arcos de longo alcance, estes se beneficiam pois podem obter, caso se posicionem na cabeça desses dinossauros, a melhor posição para efetuar o disparo de suas flechas. Essa tática é especialmente útil quando trata-se de eliminar um ou mais soldados trodontes que estejam de sentinela. Um técnica constantemente empregada por esses soldados consiste em se esconder, conjuntamente com o saurópode, atrás de alguma obstrução (na maior parte dos casos do próprio terreno) que impeça a visão do alvo. Ao dinossauro é então dada a ordem, pelo montador, para erguer apenas cabeça (o pescoço longo do animal permite alcança uma altura de até dez metros). O arqueiro terá então uma posição excepcional para efetuar o disparo.
Em meio à batalha, os arqueiros também podem fazer bom uso da posição privilegiada em cima da cabeça do dinossauro, principalmente a fim de atingir seteiras nas muralhas inimigas com mais exatidão.

Mas talvez o uso mais extraordinário dessas criaturas seja na invasão de fortalezas. Mesmo muralhas com 15 metros de altura não podem impedir o avanço de um exército que esteja empregando alguns Brachiosaurus, por exemplo, afinal os soldados trodontes facilmente escalarão pelo dorso do dinossauro, se este for corretamente posicionado. Além disso, esses animais podem transportar facilmente tropas de elite inteiras, com algumas dezenas de soldados, pelo campo de batalha.

O uso desses dinossauros, entretanto, é o mais caro entre todos, devido às dificuldades na criação e também à armadura que deve ser empregada para protege-los, principalmente nas pernas, pois se estas forem seriamente golpeadas a criatura virá abaixo sem poder mais se levantar, e no pescoço, onde uma simples lança pode significar a morte. Além da armadura é importante cercar este dinossauro com outros dinossauros para protege-lo, como os anquilossauros ou ceratopsídeos.

A armadura, vale lembrar, deve ser especialmente produzida por ferreiros especializados, pois além de proteger, deve garantir que os soldados trodontes possam se apoiar e/ou andar sobre ela sem dificuldades.

Os saurópodes mais empregados no campo de batalha são:
- O Brachiosaurus, a espécie maior, com até 23 metros de comprimento e por volta de 80 toneladas de peso;
- O Shunosaurus, uma espécie menor (até 14 metros de comprimento e 9 toneladas de peso), porém com o diferencial de ter uma clava óssea na cauda, melhorando sua capacidade de defesa;
- O Diplodocus, uma das espécies mais compridas com cerca de 27 metros, e não tão pesada, cerca de 20 toneladas; a cauda deste dinossauro pode ser utilizada como chicote a fim de abater outras bestas.

Galimimos

O grupo dos galimimos é constituído pelas montarias individuais de uso geral no campo de batalha. Apesar de serem capazes de transportar apenas um soldado, as espécies mais rápidas podem ultrapassar os 60 km/h. Ideal para soldados portando lanças longas.

Os tipos mais usadas como montaria de combate são:
- O Galimimus, de 3 a 4 metros de comprimento, e que alcança os 50 km/h;
- O Dromiceiomimus, também de 3 a 4 metros de comprimento, mas que alcança até 60km/h.

Pterossauros

Os répteis voadores constituintes do grupo dos pterossauros são difíceis de se adestrar e por isso caros, mas o uso deles pode ter importância estratégica em certas batalhas.

Apesar do tamanho, essas criaturas são muito leves (o maior deles não ultrapassa os 100 kg de peso), o que justamente lhes garante a capacidade de voar. Mas isso torna também inviável o transporte de mesmo um único soldado.

O uso deles limita-se, então, ao arremessar de pedras ou mesmo grandes frascos com óleo fervente de alturas elevadas sobre as tropas inimigas. Dada a dificuldade dessas tarefas explica-se parte da dificuldade em se adestrar essas bestas para o uso em combate. Além disso, deve ser considerada a vulnerabilidade delas, afinal não se pode usar nenhuma armadura devido ao peso extra, impossível de ser carregado.

Os principais pterossauros empregados são:
- O Pteranodon, com 8 metros de envergadura das asas e cerca de 20 kg de peso; algumas linhagens desses animais são capazes de carregar por volta de 5 kg de peso;
- O Quetzalcoatlus, com até 14 metros de envergadura das asas (sendo a maior espécie) e cerca de 100 kg de peso; o peso máximo que já foi observado uma criatura dessas carregar foi de 20 kg.

Apêndice – O montador

O montador de dinossauros merece destaque especial. Ele será constantemente visado no campo de batalha pelos arqueiros inimigos, afinal é o único capaz de controlar sua criatura, e sem ele, ela se torna inútil.
Os montadores devem sempre usar armadura completa. Além disso, se possível, cada dinossauro deve ter um montador reserva, que permanece deitado e protegido sobre o dorso do animal e só se manifesta caso o montador original seja abatido.

4 comentários:

Ivan Yukio disse...

Que metal permitiria fazer uma armadura que cobrisse todo o pescoço de um sauró sem que incorresse uma carga de peso tal que ele ainda pudesse se mover? Eu pesaria em fazer uma única placa contínua presa ao queixo e ao tronco, criando um escudo leve e solto do pescoço para que se fosse perfurado, mesmo assim não tivesse o pescoço acertado. E nas costas, conjunto de cordas para subir.

Anônimo disse...

Eu ainda acho que você deveria ser denunciado à Associação Protetora dos Dinossauros. xD

Tadinhos... T.T

Rabay disse...

@Ivan: Então, mais uma vez um ponto que eu não pensei, a armadura seria muito pesada pra ser levantada pelo pescoço já não muito forte do dinossauro.

Mas entre as soluções, tem essa que você propôs que é uma boa, uma espécie de colarinho preso ao tronco do dinossauro, e uma cota de malha talvez, mais leve, presa a um capacete. Também pensei num sistema de alavancas que o dinossauro acaba sustentando o peso da armadura da parte do pescoço com a cauda, ou talvez se eles andassem com o pescoço na vertical e o peso da armadura recaísse sobre o corpo, ou a mais simples, não usar a armadura e conduzir o dinossauro de forma que ele não expusesse o pescoço.

Enfim, talvez no futuro eu detalho isso.

@Bibi: Pôxa, os dinossauros seriam aqueles que menos sofreriam na guerra... imagina um deles atropelando um monte de soldadinhos? XD

Nefelibata disse...

Esses dinossauros ainda são mais difíceis de se usar do que os outros.

Um bicho grande, pesado e lento como um braquiossauro é um alvo fácil até mesmo para pesadas pedras catapultadas.

Eu até consigo conceber armaduras envolventes e não tão pesadas para o pescoço. A gente não pode esquecer que armaduras nunca foram feitas para imunizar de ataques, e sim para fazer resistir mais. Uma besta qualquer era capaz de perfurar qualquer armadura tradicional francesa.

Entretanto, não acredito que a musculatura de um saurópode pudesse se adaptar a qualquer tipo de proteção metálica que cobrisse o pescoço todo. Imagino que eles seriam capazes de no máximo suportar umas placas de couro grosso que protegeriam o pescoço de flechas mais profundas.

E se for para jogar pedras e óleos, acho mais fácil valer-se de catapultas, que são mais baratas e não precisam ser treinadas, não? Os pterossauros deveriam ser tão frágeis na batalha contra setas que, se um inimigo não pudesse abatê-los, dinossauros provavelmente não seriam necessários para derrotá-los XD

E o problema dos insumos prossegue. Você se lembra de quantas toneladas de folhas um braquissauro comia por dia, estimativamente? XD E o tamanho do cocô?!